Granulado Madeira
Granulado Madeira

Existem muitos artigos falando sobre diversas formas de forração. Eu particularmente me adaptei melhor adestrando o uso do banheiro e usando granulado de madeira o fundo da gaiola revestido de pedra ardósia para ajudar no controle de temperatura. Desta forma não há nenhum contato do animal com urina reduzindo as chances de fungos. Além disso, o granulado de madeira fica protegido pela grade, evitando o contato do animal com os pellets.

Os tipos de forração mais indicados no uso como forração para a gaiola do chinchila são:

  • Maravalha de pinus
  • Areia higiênica adequada a roedores
  • Granulado de madeira
  • Granulado orgânico (de espiga de milho ou celulose)
  • Tapete higiênico (desde que o animal não tenha absolutamente nenhuma forma de contato ou possibilidade de acesso, pois caso roam pode causar obstrução intestinal)

Importantíssimo!

Obstrução gástrica é um dos maiores motivos de letalidade em chinchilas!

Forração de Jornal
Forração de Jornal

O jornal não pode ser usado porque contém chumbo, que intoxica os chinchilas (e obviamente outros animais de estimação, inclusive humanos!). Por isso foi proibido de embrulhar alimentos em feiras livres.
Alguns tipos de areia para gatos podem ser tóxicos se ingeridos. E assim como as pastilhas sanitárias, as areias, que costumam conter argila e derretem ou incham quando molhadas, não são indicadas e podem causar bloqueios no sistema digestivo do chinchila. Portanto, muito cuidado ao comprar areia para gatos!
Com base nessas informações, você precisa analisar qual é o melhor para você e seu chinchila. Maravalha precisa ser substituída com mais frequência do que granulado de madeira ou papel, mas são as menos caras das três. Não gosto desse tipo de forração para roedores, pois a poeira liberada por ela pode se tornar um problema alérgico. Já tive essa experiência ruim com um hamster que foi salvo a tempo mas sofreu muito com o tratamento.

Atenção!

Há quem use o granulado higiênico nos locais onde os chinchilas escolheram como ‘banheiro’ e complemente com a serragem no restante da bandeja, trocando quando necessário o ‘canto do xixi’. De todo caso, eu não gosto da maravalha, seja pelos pontos abordados acima como também pelo volume grande de lixo que se gera.

Maravalha
Maravalha

A maravalha de pinus não deve conter tratamento químico contra cupins e outras pragas.
Não deve haver fungos (quanto mais claros, sem manchas, melhor). Se você notar que seu chinchila ficou quieto, prostrado ou perdeu o apetite durante a troca da forração, retire a maravalha e substitua por um lote ou marca diferente o mais rápido possível. Provavelmente foi tratado com produtos químicos e o chinchila está intoxicando. Informe o vendedor para que ele entre em contato com o fabricante e solicite a troca do produto.
Você deve ter muito cuidado ao comprar maravalha de procedência duvidosa. Além da possibilidade de conter produtos químicos indesejados, você pode encontrar objetos inesperados como cordas, pregos, plásticos, tampinhas de lápis e seu chinchila vai se machucar pulando sobre eles, o que não é difícil. É por isso que eu sempre gosto especialmente de granulado.
Portanto, você deve saber escolher ou cuidar para evitar que sua chinchila se machuque com a forração inadequada!

Rolar para cima