Educando a mordedura
Eles roem absolutamente tudo. Não duvide do potencial e muito menos da inteligência de um chinchila.
Qualquer coisa se torna potencialmente muito perigosa quando falamos deles! E além do risco de acidente, como o choque elétrico por exemplo que pode ser fatal, ainda há o risco da obstrução gástrica pela ingestão de plástico ou tecidos.

A solução que encontrei e que funciona muito bem é um educador de mordedura apropriado para roedores. Evite usar produtos caseiros ou que você não tem certeza da composição.
Apesar de estar escrito na embalagem que é para cães, na especificação técnica ele é destinado a cães, cavalos, ferretes, coelhos e roedores. E além disso foi avaliado pela veterinária dos meus animais e não possui elementos tóxicos para chinchilas.
Tem um gosto absurdamente ruim (e eu posso falar com propriedade porque provei, afinal eu não botava a menor fé que isso funcionava) e devido ao sabor desagradável, desencoraja os chinchilas a roerem móveis e objetos e também na auto mutilação.
O preço é muito acessível e foi a medida drástica que precisei tomar após o Pudim puxar com as patinhas um fio que estava bem longe fora da gaiola para dentro da gaiola, tomar um super choque e chamuscar os bigodes.
Não descuidem. Qualquer descuido pode ser fatal!
Ah e não é publicidade, mas bem que poderia ser!