Desgaste Dentário
Por ser um roedor, a dentição do chinchila está em permanente crescimento. Para promover o correto desgaste da dentição e evitar a má oclusão, deve-se:
- Fornecer ração de qualidade, no grau de dureza adequado
- Fornecer alfafa em cubos ou em ramas
- Disponibilizar na gaiola brinquedos, tocas ou pontes feitos de madeira pinus (branca) não tratada quimicamente. Pode-se também oferecer a casca do coco marrom (com os fiapos, eles adoram!) porém retirando-se toda a polpa branca, deixando só a casca.
Sintomas iniciais

O crescimento desordenado dos dentes (de causa hereditária), o crescimento alterado de um dente quebrado num acidente ou ainda a descalcificação que pode decorrer de partos consecutivos, podem causar a má oclusão dentária.
Os sintomas iniciais da má oclusão são: prostração, dentes incisivos curvados para dentro. Neste caso, procure rapidamente um veterinário antes que seja tarde!
Sintomas avançados
Chinchila babando, não conseguindo mastigar a comida causando desnutrição, lacrimejando (o dente pode pressionar a órbita ocular).
Tratamento: na fase inicial o tratamento mais comum no caso dos dentes incisivos é o corte dos dentes e no caso dos molares, os veterinários lixam. Se estiver em fase avançada, às vezes (e infelizmente) é necessário sacrificar o animal.