Ambiente
Um cuidado muito especial para a criação da seu chinchila de estimação refere-se à temperatura, pois os chinchilas não toleram temperaturas muito altas e acima de 28°C já correm risco de morte. A temperatura ideal para a manter seu chinchila confortável fica entre 18°C e 25°C. Porém acima de 28°C o risco de morte é iminente. Mas atenção! Cuidado com a sensação térmica que é um perigo ainda maior que a temperatura que marca no termômetro.
O ideal é manter o seu chinchila em local ventilado e arejado (porém sem correntes de ar). Deixe a gaiola da seu chinchila no ambiente mais fresco (mas não úmido) da sua casa, longe das janelas ou onde possa haver incidência de raios solares. Evite locais com muitos aparelhos elétricos ligados, pois eles em funcionamento dispendem calor tornando o ambiente quente, assim como locais com muitas pessoas, principalmente nos dias mais quentes.
Como amenizar
Providencie ventiladores, climatizadores ou ar condicionado para manter a temperatura do ambiente adequado. É bom deixar um ventilador ou um climatizador ao lado da gaiola. Deixe garrafas de água congelada no freezer para uma brisa refrescante, colocando a garrafa em frente ao ventilador/climatizador (coloque-a a cerca de 20 cm de distância do ventilador e não esqueça de colocar uma toalha embaixo da garrafa pet para absorver a umidade ). Ao comprar um ventilador/climatizador, escolha unidades projetadas para uso comercial e nunca deixe as unidades funcionando sem supervisão. Não é incomum o início de incêndios em ambientes destinados a chinchilas devido à sobrecarga da rede elétrica.
As placas de pedra ardósia, mármore ou granito no chão da gaiola também ajudam os chinchilas a se refrescarem. Eles gostam de deitar nas pedras em dias quentes. Você também pode lavá-los com água gelada para manter a pedra fresca. Alguns colocam a pedra na geladeira antes de colocá-la na gaiola. Só tome cuidado com a umidade.
Mas já te adianto. Tudo isso é apenas paliativo e não é eficaz. Eficaz é ter um ar condicionado. Só assim você realmente vai garantir qualidade de vida a seu animal. O Brasil é um país de clima tropical e aqui não vai fazer frio o ano inteiro de forma que você nunca terá temperaturas superiores a 28ºC. E digo isso comprovadamente, pois durante o período de adaptação do meu primeiro filhote eu comprei um termômetro de ambiente e testei todas as soluções possíveis e existentes. As que funcionavam possuíam plástico ou outros produtos perigosos como o isopor. Então se você quer ter um chinchila a forma correta e atendendo as necessidades básicas dando a ele qualidade de vida, o ar condicionado é um item necessário e indispensável.
Evite que seu chinchila faça atividades físicas intensas (tomar banho ou passear) ou transportar seu chinchila durante os dias e horários mais quentes. Quanto à comida, tente oferecer ao seu chinchila pequenos pedaços de frutas congeladas, como maçã, pera ou melancia. Não mais que dois pedacinhos por dia, pois além do açúcar adicionado, pode causar indigestão alterando o aspecto das fezes.
Observação importante: se o ambiente for abafado, quente e úmido, não recomendamos a criação do chinchila se não puder adaptar o ambiente para sua criação.
Lembre-se que quedas de energia são imprevisíveis e seu chinchila não deve pagar com a vida pelo descuido do tutor.
Desta forma, as soluções que apresentamos aqui referem-se a manter o ambiente mais fresco nos dias quentes como medida paliativa para que seu chinchila não sofra desnecessariamente caso falte energia por exemplo.
Tomando essas devidas precauções em relação à temperatura, você estará evitando uma das maiores causas de mortalidade nos chinchilas: o estresse calórico.
Umidade
A porcentagem ideal fica entre 40% e 60% de umidade relativa do ar. Evite a proliferação de fungos no ambiente, causando desconforto desnecessário ao chinchila e provocando dano à sua saúde. O ano de 2010 houve alta incidência de fungos nas criações e vários chinchilas estiveram doentes. O combate aos fungos é relativamente fácil (se já não estiver em estágio avançado) porém longo, e haverá reincidência caso não se tome providência quanto à infestação no local e à umidade alta.
A alta umidade do ar no ambiente em que o chinchila é criado também interfere na forma ideal de armazenamento e conservação dos alimentos, favorecendo a contaminação por fungos. Oferecer alimento com fungos, que nem sempre são facilmente percebidos, provocam alterações no sistema digestivo, intoxicação e se não for logo diagnosticado e tratado, pode levá-lo a óbito.