Gaiola Chinchila Incorreta
Gaiola Chinchila Incorreta

A gaiola para seu chinchila deve oferecer conforto mas, acima de tudo, segurança. Evite comprar gaiolas que tenham fundo, plataformas ou rampas de grade. Apesar dos fabricantes construírem gaiolas específicas paro chinchilas, é comum que venham com grades.

Houve uma certa evolução quanto a isto e hoje a maioria das gaiolas paro chinchilas não possuem as terríveis grades. Caso seja inevitável comprar uma gaiola que as possua, já compre junto acessórios de madeira de pinus sem tratamento químico e substitua.

Tire o fundo, as plataformas e rampas de acesso, substituindo-as por plataformas sólidas em pinus (que é um aliado no desgaste dentário) e tocas dispostas em locais estratégicos para que sirvam de apoio em substituição às rampas. Há algumas empresas especializadas que aceitam encomendas de plataformas de madeira sob medida, produzidas com pinus não tratada quimicamente. Mas as existentes no mercado atendem muito bem a praticamente todos os tipos de gaiolas.

Se liga na dica!

Planeje sua gaioal antes de comprar os acessórios! Assim fica muito mais fácil escolher o que comprar!

Não use gaiola de passarinho ou de hamster (mesmo porque, hamster nem deveria ser criado em gaiola)! As coelheiras possuem maior espaço entre grades, o que não é recomendado paro chinchilas grávidas ou com filhotes, pois os filhotes facilmente passarão por elas. O espaço máximo recomendado entre grades para a gaiola de mães com filhotes é de 1,7cm. Gaiolas altas não são recomendadas para filhotes pois já nos primeiros dias os bebês são muito ativos e escalam a gaiola com muita facilidade e chegando no alto podem não conseguir descer, perdem as forças, largam e caem de onde estiverem. Deve-se dar muita atenção a estes detalhes para evitar acidentes graves e até a morte dos filhotes! E mais uma vez, se você não é um criador especializado, NÃO REPRODUZA SEU CHINCHILA EM CASA!

Prefira as gaiolas específicas paro chinchilas. Por serem roedores, recomendamos gaiolas de metal (aço galvanizado preferencialmente). Alojamentos de madeira ou plástico não são adequadas. Viveiros construídos com tela de arame fino também não são apropriadas, pois o chinchila facilmente abrirá a tela podendo escapar e sofrer acidentes. Cuidado com as pinturas que utilizarem tintas tóxicas.

Atenção!

Tecidos e plásticos são proibidos em gaiolas! Há casos de você conseguir usar alguns acessórios em plástico mas apenas se seu chinchila não apresentar comportamento de roer. Comigo funciona aplicar o educador de mordedura, no entanto, tecido jamais! Alto risco de obstrução gástrica.

Gaiola Chinchila
Gaiola Chinchila

Deve-se levar em conta a lotação, ou seja, quantos chinchilas você pretende colocar na gaiola além é claro, do nível de conforto que deseja proporcionar à ela.

– para um: L60cm X C40cm X A90cm
– para dois: L60cm X C40cm X A110cm
– para três: L60cm X C40cm X A160cm

Essas medidas são ideais pois ao colocar as tocas e os acessórios (pontes, balanços, casinhas, comedouro adicional, alfafeiro), perde-se consideravelmente o espaço interno. Não há dúvidas: quanto maior o conforto que puder oferecer à eles, melhora será.

Fique atento às bandejas de metal que ficam no fundo da gaiola e que  não estão bem acabadas que podem conter partes cortantes, assim como as grades com pouco acabamento.

Dica: Quando você receber uma gaiola de doação, é necessário fazer a higienização utilizando desinfetante específico para uso veterinário em toda a gaiola (grades, bandeja, acessórios) e enxágue bem com água corrente.

Rolar para cima